Procura o asunto que pretendes na barra lateral
Terça-feira, 03 DE Março 2009

O QUE MANTÉM A VELA ACESA?

vela

 

O que mantém a vela acesa? Acho essa uma pergunta muito interessante, porque, se pararmos pra pensar: ao colocarmos fogo somente naquela cordinha (pavio), que fica no meio da vela, ele irá se queimar rapidamente e se colocarmos fogo somente na parafina, bem, simplesmente não ira pegar fogo.

A principio devemos saber que a vela é formada por: combustível (a parafina) e o pavio (feito de alguma corda absorvente). O pavio da vela tem que ser de um material absorvente porque o mesmo absorve toda a cera líquida enquanto a vela estiver queimando. Já a cera da parafina tem que ser um hidrocarboneto (composto químico formado apenas por C e H), pois quando você acende a vela, você também aquece a cera que esta envolvendo o pavio, assim ela derrete (passa para o estado liquido), parte é absorvido pelo pavio e parte é evaporada. É ai que acontece a mágica. A queima da cera absorvida e evaporada que mantém a vela acesa por tanto tempo.

Então você pode dizer que a vela queima o vapor da cera. Para provar isso, aí vai uma experiência: quando você apaga uma vela, sai àquela fumaça branca do pavio. Pois então, essa fumaça é nada mais nada menos, que o vapor da cera que está se condensando. Se você pegar um fósforo aceso e encostar-se a essa fumaça, uma chama descerá e reacenderá o pavio novamente.

Sabe aqueles acidentes envolvendo churrasqueira, churrasqueiro desinformado e o álcool? Então, o que acontece é basicamente a mesma coisa. Quando o individuo pega o álcool para jogar dentro da churrasqueira, já com fogo aceso, o vapor do álcool (que tem um ponto de evaporação bem menor que a água) leva a chama até a embalagem de álcool que se encontra na mão do churrasqueiro e conseqüentemente, queimando-o.

Bom, e o pavio? O pavio simplesmente não queima tão depressa como se estivesse sozinho, porque a cera absorvida por ele resfria-o e não o deixa queimar tão rápido.

Como uma coisa tão simples pode ser tão apaixonante não é mesmo.

 

É a magia da Física meus caros amigos?!

 

 

 

Por que a borracha apaga o lápis?


 

Sempre quando escrevemos alguma palavra errada ou precisamos apagar alguma coisa, usamos a borracha. Porém garanto que nenhum de nós parou para pensar o porquê de uma borracha apagar o lápis ou lapiseira.
Quando escrevemos sobre um papel, o lápis ou lapiseira depositam uma pequena quantidade de grafite sobre o papel em que você estava escrevendo. Isso se chama força de adesão. Esse grafite permanece sobre a folha de papel por meio de ligações.
Quando aplicamos a borracha sobre a grafite, o que acontece é que a força da borracha é maior que a da grafite, então essas ligações são quebradas e o grafite passa para a borracha. Agora pergunto: como este grafite sai da borracha?
A grafite sai da borracha graças a algumas substancias como enxofre e alguns óleos especiais que compõem a borracha e que têm por função, fazer com que os pedaços “sujos” da grafite se desprendam dela.
 
Existem também as borrachas que apagam canetas, essas borrachas são compostas por pó de pedra-pomes que lixam a pequena camada do papel que absorveu a tinta. Porém existem as borrachas mais avançadas que não danifica a superfície do papel, o que acontece com elas é que por meioreações químicas elas diluem a cor das canetas.

 

publicado por ana às 19:04
Assuntos tratados no blog:
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
brigada percebi logo tudo ajudas-te-me muito obrig...
Obrigada Rita
musicas fixes e adoro o blog tem muita informação....
Posts mais comentados
2 comentários
1 comentário
mais sobre mim